História da Igreja Pentecostal Unida do Brasil



A Igreja Pentecostal Unida surgiu do movimento pentecostal, que tem suas origens nos ensinos de Charles Parham em Topeka, Kansas e do Reavivamiento da Rua Azusa liderado por William J. Seymour em 1906. Recusados pelas igrejas históricas, os pentecostais começaram a formar suas próprias organizações.  A IPU é uma parte da porção unicista ou apostólica do movimento Pentecostal, que formou-se em 1945 pela fusão de diversos grupos que tinha em comum a compreensão de Atos 2:38. Esta igreja distingue-se especialmente por sua adesão à teologia da Unicidade, usa o batismo no nome de Jesus (diferente da fórmula trinitária), e tem ênfase no viver em santidade em todos os aspectos da vida.

Presente em todas as regiões do país, a Igreja Pentecostal Unida do Brasil é uma denominação cristã pentecostal unicista, com sede nacional situada na  cidade de Manaus - AM, que tem como presistente atual Rev Bennie DeMerchant.

A seguir você conhecerá como se deu a expansão do evangelho no Brasil:


CHEGADA DOS MISSIONÁRIOS AMERICANOS NO BRASIL NA  DÉCADA DE 60.

(Esq) Ted Purcell, William Markham, Brian Wiseman, João Grimm,
Mark Norris, Wayne Drost, Philip Walmer, Robert Norris e Bennie.


O INÍCIO DO EVANGELHO NO BRASIL COM OS BAKERS


 Rev Samuel Baker - 1950.

No Brasil, na primavera de 1957 na cidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul deu-se início a uma grande obra de Deus com a chegada do missionário Samuel Baker, que em 22 de setembro de 1955 havia desembarcado na América do Sul, cidade de Montevidéu - Uruguai, juntamente com sua esposa Loyd Baker e seus seis filhos, Tim, Steve, Jim, Sherry, Bob, Déb e Paul, enviados pela Igreja Pentecostal Unida Internacional (UPCI - United Pentecostal Church International).

O EVANGELHO COM BILL DROST E LAMBERTS 


Bill Drost missionários na Colômbia com sua família
Substituiu provisoriamente Rev Samuel Baker no Brasil.


Em meados de 1960, outro renomado pastor contribuiu na expansão do evangelho completo em solo brasileiro, trata-se do missionário Bill Drost, que passou três décadas pregando na Colômbia. Viajou pelas fronteiras dos dois países, chegando ao Pará, passando por vários municípios do estado do Amazonas inclusive por Manaus, para substituir o pastor Baker durante sua licença missionária aos EUA.
O Bennie DeMerchant era o chefe
de lavagem de louça no IBA
Bennie começou IBA em 1959
e se formou em 1962.
 Pastor Drost voltou aos Estados Unidos para assumir o Instituto Bíblico Apostólico (IBA) em St. Paul Minnesota, enquanto pastor Baker retornava ao Brasil para mais uma missão. Suas experiências serviriam para mais tarde inspirar outro americano, o jovem Bennie, que em 1960 era um estudante do Instituto Bíblico Apostólico nos USA, mas que no futuro seria uma peça chave dessa nossa história.

Enquanto isso no Brasil, os reforços continuam a chegar, em 14 de abril de 1960 é a vez do pastor J. B Lambert e família, serem recepcionados pela família Baker, aumentando assim a área de atuação e fortalecendo os laços da igreja pentecostal no Brasil.



OS NORRIS NO SUDESTE E NORDESTE 

Rev. Mark e Eunice Norris 
Bispo Robert Norris e Jeanne Norris
No início de 1963 a família do pastor Robert David Norris, chegou ao Brasil para o início da obra memorável no estado do Rio de Janeiro, a obra crescia e o evangelho era anunciado, e em 1971 foi construída no Rio de Janeiro, o primeiro instituto bíblico apostólico (IBA) do Brasil, que recebeu ao longo dos anos alunos do Brasil inteiro, para serem preparados para obra missionarias nos outros estados do país. A família Norris se dedicou a ensinar os muitos que vieram ao (IBA) no Rio até 1984, quando retornaram aos Estados Unidos. Pastor Roberto David Norris foi presidente Nacional da IPUB por anos até sua partida. Enquanto isso seu filho Mark Norris saiu do Rio de Janeiro para pastorear a igreja em Salvador em 1977, capital da Bahia , sendo presidente desse distrito por vários anos.


OS DEMERCHANTS NO NORTE



A família DeMerchants in Brazil 1971.
(Esq) Pamela, Theresa, Beth e Bennie

 Neste meio tempo em 27 de outubro de 1965, cinco anos após ouvi informações do pastor Bill Drost, chegam em Bélem no Pará, o jovem missionário Bennie, sua esposa Thereza e sua filha Beth, vindos do Canadá. Destinados a região norte do país, a família DeMerchant instalou-se na cidade de Manaus no estado do Amazonas, desde então trabalha arduamente pela obra de Deus. Pelo enorme avanço que a igreja alcançou na região norte, fruto de enormes esforços e do poder do Espírito Santo, Rev, Bennier DeMerchant foi nomeado Presidente Nacional da IPUB em 1989, cargo que ocupa até os dias de hoje.

OS WALMERS NO SUL


Missionário Philip e Linda Walmer

 Em 1974 o Brasil recebe mais uma família americana, os Walmer chegaram e trouxeram  inovações para os trabalhos. No ano de 1976, foram para Porto Alegre –RS onde começaram a imprimir vários livros para o IBA e muitas outras literaturas que muito contribuíu para o avanço da IPUB.

A EXPANSÃO PELO BRASIL

No ano de 1979 o pastor Ted Purcell e sua família, chegam ao estado de São Paulo para iniciar a obra e dar sua parcela de contribuição com a obra do Senhor, trabalharam por mais ou menos 2 anos em Campinas- SP, a obra não parava de crescer e receber força da igreja mãe dos USA.
Ted e Charolette Purcell eram
missionários em Campinas, SP


No ano 1980 os Wiseman , pastor Brian e Joan recebem a direção do IBA no Rio de Janeiro, trabalharam na direção da escola por 4 anos e se mudaram para Porto Velho – RD, deram início a obra e no ano de 1986 voltaram para os Estados Unidos por problemas de saúde.

O estado da Bahia recebe nova força com a chegada da família Grimm em 1981, trabalhando para dar andamento ao trabalho do pastor Mark, formou novos obreiros e abril novas igrejas, depois mudou- se para o estado de Santa Catarina , onde construiu uma linda igreja em Florianópolis, estiveram lá até o ano de 2007.

 Após servir por 5 anos no Brasil por outra organização, o pastor Franklin Houward inicia a obra no estado do Ceará, em Fortaleza. Iniciou a obra e formou obreiros, saiu para assumir o IBA no Rio de Janeiro até 1994 de onde retornou ao USA. Até os dias de hoje ele continua retornando ao Brasil para ministra em vários estados.

Outros nomes que marcaram a historia da igreja no Brasil: 


Jeffey Nordis e Ivanna Nordis
- Jeffey Nordis e Ivana Nordis - No ano de 1987 a família do pastor Jeffey Norris é apontada como missionários permanentes no Brasil, trabalharam no IBA do Rio de Janeiro de 1994 até os dias de hoje, a pastora Ivana Norris na frente da IPUB de Belfor Roxo e do IBA trabalha incansável pela obra de Deus. Pastor Jeffrey há anos doente, veio a falecer o ano passado no Rio de janeiro, deixando seu legado para esta geração.



- William e Bonnie Marham – iniciaram os trabalhos do Senhor em Anápolis – GO em 1980 de saíram rumo a Portugal em 1990.

- Steve e René Baker – chegaram ou Brasil no início dos anos setenta trabalharam em Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte.

- Michael e Ivonne Walmer – no ano de 1994 chegaram no estado de Recife como missionário permanente, trabalhando lá por vários anos.



Por Nádia Matias de Souza, corresponde internacional do IPUB Bahia no estrangeiro - Cabo Verde 10/01/2016.



História da Igreja Pentecostal Unida do Brasil História da Igreja Pentecostal Unida do Brasil Revisados por Rangel Viana em janeiro 22, 2017 Avaliação: 5